Hoje tive um almoço muito especial e saboroso na Food Garden: Comida do Amanhã, que rolou na Casa Destemperados. Idealizado pela Unisinos, o evento reuniu oito chefs, que prepararam oito receitas diferentes usando plantas alimentícias não convencionais. Essa foi a principal ideia da Food Garden, apresentar pratos deliciosos criados com vegetais que nunca imaginamos.

IMG_9752

Entre os exóticos ingredientes estavam bertalha, capuchinha, ora-pro-nóbis e cramble. Eu nunca havia provado nenhum deles e nem conhecia essas plantas alimentícias, mas pra minha feliz surpresa, elas são ótimas.

IMG_9762

As panc’s, como são chamadas, são boas alternativas para uma alimentação saudável, pois possuem nutrientes importantes para o nosso corpo. Essas plantas podem, inclusive, substituir com vantagem nutricional produtos que teriam que ser comprados no supermercado ou fora da safra. E, assim como vegetais mais comuns, elas podem ser facilmente encontradas.

IMG_9802

A proposta de estimular a inserção das panc’s na alimentação do nosso cotidiano veio de um projeto desenvolvido pelas alunas da Unisinos, Andreza e Bruna Pedroso, Adriana Martelli e Elisiane Wolf. Projeto esse que nasceu a partir da divulgação do desafio mundial de combate à fome, Thought For Food, que para participar, a equipe deveria responder a seguinte questão: como alimentar nove bilhões de pessoas até o ano de 2050?

Um dos objetivos é estimular a criação de hortas sem o uso de agrotóxicos, com os alimentos não tradicionais, instigando a produção própria e resgatando o hábito alimentar do passado, mostrando que uma outra alimentação é possível. “A ideia desse movimento é popularizar e reinserir as panc’s na alimentação das pessoas e ajudar na questão da inclusão produtiva e social, geração de trabalho e renda, por meio da horticultura”, conta Bruna.

IMG_9792

O evento de hoje serviu justamente pra divulgar esse projeto e apresentar o sabor e o valor que essas plantas podem dar a diferentes receitas. No cardápio tinha:

– Ravioli de bertalha com tomates secos, ricota e nozes
– Salada de trigo com capuchinha e queijo quark
– Mexido mineiro com bertalha
– Polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis
– Risoto de capuchinha com queijo Camembert e mel
– Cheesecake de amora negra com cramble
– Nhoque de ricota com ora-pro-nóbis com molho de nirá
– Gyoza de ora pronobis, costela e acelga

12038229_1646581095613017_4703889672242603382_n

Os meus preferidos foram o ravioli, a polenta, o risoto e a cheesecake, deliciosos e com uma apresentação linda!!!

IMG_9756 IMG_9766 IMG_9783 IMG_9801

O ambiente da Casa Destemperados colaborou com a sua energia tão boa pra essa experiência gastronômica ter sido inesquecível. Que lugar incrível! Me senti tão bem lá! Estava tudo superbem organizado e impecável. Mas, com certeza, o ponto alto desse almoço foram as comidas, preparadas com amor, capricho e com ingredientes que fazem bem para o nosso corpo e para a nossa alma.

IMG_9741 IMG_9813 IMG_9817 IMG_9794

Parabéns, Unisinos, por essa iniciativa!! Já quero adotar as panc’s nas receitas aqui de casa!

IMG_9804