Chegamos ao destino mais esperado por mim nessa #eurotrip: Barcelona! Saímos da Itália, com seus monumentos históricos, templos e sua arquitetura romana, medieval e nos deparamos com o melhor do modernismo e do Art Nouveau.

IMG_5787

Barcelona fascina desde o primeiro momento em que se chega lá. Como tínhamos apenas 3 dias pra conhecer a cidade, optamos por fazer um city tour no primeiro dia, pra ter uma ideia geral dos pontos turísticos de Barcelona e decidir quais iríamos explorar mais a fundo. E foi uma baita escolha, que eu indico a todos que tem pouco tempo de viagem e querem conhecer o máximo de lugares possíveis.

IMG_5736

Quando optar por fazer um city tour, como nós, escolha sempre um “hop on, hop off”, que permite que tu desças nas paradas que quiseres e depois subas novamente no bus pra seguir o percurso, e de preferência sente na parte de cima pra não perder nenhum detalhe da vista no trajeto. Nós fizemos o nosso no Barcelona Bus Turístic, nas 3 rotas diferentes, é o caminho mais longo que percorre mais lugares.

IMG_5842IMG_5839

Durante o trajeto, fomos contemplados com maravilhosas obras de arte e monumentos, criados por artistas como Gaudí e o arquiteto Jean Nouvel, responsável por esse abaixo- a Torre Agbar- um dos mais importantes de Barcelona, atualmente.

IMG_5760

Medindo 60 metros de altura, outro monumento- símbolo da cidade é o de Cristóvão Colombo, projetado por Gaietà Buïgas em 1886, situado no final da La Rambla, em frente ao mar e perto do porto. Sua mão aponta para a América.

IMG_5745

Para os loucos por futebol, o bus não poderia deixar de passar pelo templo de um dos times de maior sucesso no mundo, o Camp Nou, do Barcelona.

IMG_5803

Nossa primeira descida foi no Port Vell, que é a região do antigo porto de Barcelona que foi revitalizada, modernizada e ganhou vários prédios com a chegada dos Jogos Olímpicos de 1992. Hoje, é uma das regiões mais turísticas, glamourosas e visitadas da cidade.

Eu achei uma das mais lindas, cheia de atrações, barzinhos, lojas e restaurantes legais, sem contar com a quantidade de veleiros e iates maravilhosos que ocupam a marina do Port Vell.

IMG_5757IMG_5808

Essa escultura abaixo chama muito a atenção de quem passa pelo Port Olímpic, é chamada de Peix e foi criada pelo arquiteto americano Frank Gehry.

IMG_5754

Voltando ao bus, passamos por mais pontos turísticos de BCN, como a Fundação Joan Miró, situada no Parque de Montjüic. A Fundação abriga diversas obras, entre esculturas e as coloridas pinturas de Miró e foi criada pelo próprio com o intuito de ser um centro dedicado ao estudo e experimentação da arte contemporânea.

IMG_5813

Continuando, a nossa próxima descida foi no Bairro Gótico, um dos mais interessantes e de onde se originou a cidade.

Cheio de vielinhas, o bairro encanta com seus magníficos prédios em estilo gótico e com o seu maior ícone, a Catedral de Barcelona. Eu não pude visitar o interior da Catedral porque não estava vestida adequadamente, mas fiquei louca com a arquitetura e o exterior dela.

A construção da catedral gótica foi um processo lento e gradual. Teve início em 1298 sobre os restos de um antigo templo cristão e só foi finalizada seis séculos mais tarde.

Com certeza, é uma das igrejas mais lindas que eu já vi!

IMG_5818 IMG_5763

Ainda no Bairro Gótico, provamos um dos clássicos da gastronomia espanhola ou catalã, a sequência de tapas- que nada mais são que petiscos- acompanhada de uma boa sangria. Esse menu tu encontras por toda a cidade, é bem típico mesmo e vale a pena provar.

Eu que sou louca por uma gordice aprovei! rsrsrs

IMG_6011

A próxima parada do nosso passeio foi uma das melhores de toda a viagem: Casa Batlló. Localizada no Paseo de Gracía, a Casa, que foi reformada por Gaudí e é uma de suas últimas obras, surpreende com suas formas onduladas e cores com texturas que lembram escamas. Além disso, os elementos da fachada junto às sacadas me lembraram crânios. Olhar pra essa casa é como olhar pra uma obra de arte, literalmente. Eu fiquei chocada com a harmonia dos azulejos, vidros, ferros e formas da construção que homenageia São Jorge, padroeiro da Catalunha, com uma cruz de quatro braços que lembra a espada de Sant Jordi atravessando o corpo do dragão sobre a sua torre.

IMG_5770

Pela sua importância para a história da arte e da arquitetura, a Casa Batlló foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É realmente impressionante!

IMG_5776

Outro prédio sensacional de Gaudí é a Casa Milà ou La Pedrera, última construção residencial feita pelo artista. Situada no Passeig de Gràcia, a Casa funciona como um centro cultural e surpreende pela ousadia das suas linhas curvas e formas abstratas. Quando foi inaugurado, o prédio foi um fracasso, motivo de polêmicas e desprezo. Apenas anos depois passou a ser admirado como obra de arte e também foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

IMG_5784

Terminado o primeiro dia, escolhemos os lugares que queríamos conhecer melhor e definimos o primeiro deles: Park Güell.

Mais uma obra fenomenal de Antonio Gaudí, o Park Güell é inexplicável. A sua construção começou em 1900 e traduz com perfeição a natureza que Gaudí sempre buscava mostrar em suas obras, hoje é um dos lugares mais belos de Barcelona.

IMG_5910

A ideia principal do Park, antes propriedade privada de Eusebi Güell, era ser uma espécie de condomínio para as famílias mais ricas da cidade. Com uma vista espetacular, o projeto previa a construção de 40 casas em uma espécie de cidade-jardim , porém, foi um fracasso e apenas duas casas foram construídas lá- uma delas foi ocupada por Gaudí e hoje funciona como um museu. Com isso, em 1918, os herdeiros de Güell venderam o terreno para a Prefeitura de Barcelona, que decidiou convertê-lo em um novo parque para a cidade e, em 1984, o Park Güell foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

IMG_5900IMG_5905IMG_5904

No interior do parque encontra-se uma das  obras mais conhecidas de Gaudí, a salamandra multicolorida, recoberta com fragmentos de cerâmica esmaltada.

IMG_6010 IMG_5924 IMG_5930 IMG_5932

Esse foi o meu lugar preferido de Barcelona, não tem como não se deslumbrar! Imagina morar aqui…

IMG_6008 IMG_5914

Pós Park Güell, quando achávamos que não poderíamos nos supreender mais, eis que surge o Hospital de Sant Pau. Considerado o maior tesouro do modernismo catalão, o lugar não é muito conhecido por turistas, quem nos indicou a visita foi uma local, mas ainda bem que fomos lá, pois é perfeito!!

IMG_5848 IMG_5863

O Hospital fica no bairro Eixample, perto da Sagrada Família(fomos caminhando de um ponto pra outro), e hoje está desativado mas aberto para visitas. O complexo é enorme e cada prédio é mais lindo que o outro, com arquitetura e detalhes marcantes, e foram criados por artistas como o arquiteto Lluís Domènech i Montaner e seu filho, Pere Domènech i Roura.

IMG_5898IMG_6004

Muitos mosaicos e esculturas ornamentam os prédios, com 12 pavilhões no total. Os ambientes são todos lindos e não parecem com nenhum hospital que eu já tenha visto na vida, apesar de passarem calma e serenidade, como era necessário ao local.

IMG_6032 IMG_5890 IMG_6005

Como citei anteriormente, do Hospital de Sant Pau fomos caminhando rumo à Sagrada Família. Infelizmente, não conseguimos comprar ingressos online, pois não tinha disponível para a data que queríamos, e a fila era impensável, então ficamos admirando o exterior mesmo.

Mas olha, mesmo que só por fora, vale demais a experiência. Achei a igreja lindíssima e a parte construída por Gaudí me lembrou demais os castelinhos que fazíamos com areia molhada na praia quando crianças, sabe?

IMG_5974

O templo ainda está em construção, quando ficar pronto terá dezoito torres: doze campanários representando os apóstolos, quatro homenageando os evangelistas, um para a Virgem Maria e a mais alta de todas consagrada a Jesus Cristo. Quando terminada, a Sagrada Família será a mais alta igreja católica do mundo. As três fachadas (Natividade, Paixão e Glória) receberam adornos com fortes relações à natureza, ao povo e à cultura catalães.

Vale ressaltar que as obras do templo são financiadas pelos donativos dos fiéis, através do valor pago pelos ingressos. A conclusão é que a Sagrada Família esteja concluída até 2030.

IMG_5792

É uma obra que só um gênio como Gaudí poderia criar!

IMG_5789

Depois de encher os olhos com tanta beleza, era a hora de relaxar. E não poderíamos ir embora de Barcelona sem ir à praia, né?! Então, juntamos o útil ao agradável.

A praia que escolhemos foi a La Barceloneta, uma das mais tradicionais da cidade. Tranquila, limpa e com um mar azul maravilhoso!! Ah, pra quem curte (nada contra, mas não é o meu caso), o topless por lá é liberado.

IMG_6036IMG_6035IMG_5752

Pra encerrar esse post com mais uma delícia dessa cidade que me apaixonou, vai uma dica gastronômica, boa e barata: o 100 Montaditos.

Montaditos são tipo uns sanduichinhos, salgados ou doces, quentinhos e com os mais variados recheios. São muitooo gostosos, tem 100 opções de recheio e o preço é ótimo. Além disso, a cerveja lá é bem gelada e o lugar superagradável. Tem vários espalhados pela cidade.

IMG_6017 IMG_6030 IMG_6031

Bom, gente, assim foi a minha estada em Barcelona. Eu amei demais essa cidade e não vejo a hora de voltar pra explorá-la ainda mais.

Espero que vocês também tenham gostado. Me escrevam contando o que acharam! 😉